Seja bem-vindo
Pará de Minas,01/10/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Um clássico do Grupo Reverso estará no Festival Nacional de Teatro de Itaúna


Um clássico do Grupo Reverso estará no Festival Nacional de Teatro de Itaúna

Dona Baratinha, do Grupo de Teatro Reverso, de Pará de Minas, estará no 7º Festival Nacional de Teatro de Itaúna (Fenati), nos dias 1 e 2/10/25. A peça, que estreou em janeiro de 2016, vem conquistando a simpatia do público e da crítica especializada em diversas cidades onde é apresentada.

Publicidade
O espetáculo dá uma nova roupagem, colorida e cheia de alegria, à clássica história da barata que sonha em se casar e, ao encontrar uma moedinha de ouro, se vê diante da possibilidade de realizar seu grande sonho. Entusiasmada com a ideia, Dona Baratinha desenvolve um plano para atrair pretendentes. Para isso, contará com a ajuda de dona Maritaca, amiga faladeira e ótima cantora.

Trata-se de um conto popular português que faz parte da tradição oral. Publicado pela primeira vez em 1890 com o título original "História da Carochinha" pelo linguista e pedagogo português Adolfo Coelho, o conto ganhou diversas versões pelo mundo.

Nesta versão divertida e envolvente de José Roberto Pereira, personagens engraçados, atrapalhados e amalucados se revezam no palco, dando vida ao espetáculo. Composições musicais criadas especialmente para a montagem e interpretadas por personagens ao longo da trama conferem ainda mais graça e autenticidade à peça, dando-lhe ares de musical.

O espetáculo Dona Baratinha é uma homenagem à infância. Para as crianças do nosso tempo, tão informatizadas, é o encontro com o ser criança de verdade. Para os adultos, é um retorno às memórias afetivas da infância, carregadas de inocência, sonho e fantasia. Rico em ludicidade, emoção e poeticidade, é um espetáculo que encanta crianças e adultos de todas as idades.

O grupo surgiu da reunião de artistas que têm em comum o gosto pela música, pelo teatro e pela literatura, formado por Carmélia Cândida, José Roberto Pereira, Marcilene Tavares e Wilsinho da Floresta.

Sobre o Fenati

De acordo com informações disponíveis no site do festival, o evento "acontece desde 2005 e transforma a cidade de Itaúna em um grande palco". Idealizado e executado por Charles Telles e sua equipe, o Fenati "foi concebido para ocupar e transformar a cidade, utilizando uma vasta gama de espaços para suas apresentações, que inclui os teatros Espaço Cultural e Vania Campos, praças, a Feira do Mercado, os ônibus urbanos, comunidades rurais, entre outros".

Em 2025, o Fenati chegou à sua 7ª realização, efetivado pela Associação Cultural Vânia Campos (ACVC), e celebra, nesta edição, o 124º aniversário de emancipação política da cidade de Itaúna, comemorado no dia 16/9. Conta com patrocínio da Minerita, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, além da Prefeitura de Itaúna, que é apoiadora por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A programação, gratuita e diversificada, começou no dia 16/9 e vai até o dia 05/10/25. Para mais informações, acesse o site do festival (https://fenati.com.br) ou sua página do Instagram (@fenati. itauna). Siga o Grupo Reverso em sua página no Instagram (@reversogrupo). 

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.