Paraliteratura chega à 11ª edição com programação diversa e gratuita em Pará de Minas

Evento literário movimenta a cidade com feira de livros, bate-papos, teatro e encontro de bandas até domingo, 18 de maio
Realizado na Praça Torquato de Almeida, em espaços culturais e escolas da cidade, o evento reúne uma série de atrações, como feira de livros, contação de histórias, bate-papos com escritores, espetáculos teatrais e sessões de cinema, oferecendo uma verdadeira celebração da literatura e da cultura.
A iniciativa é da Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional, que ampliou o alcance e a estrutura da Paraliteratura deste ano, com o objetivo de promover o conhecimento, estimular o gosto pela leitura e valorizar a cultura local.
Para a secretária municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Isabel Faria, o evento é uma oportunidade de acesso democrático à literatura.
“A Paraliteratura é um evento, assim, de extrema importância para a cultura de Pará de Minas, ainda mais numa cidade onde a gente sabe que tem muitos leitores, né? Então, nosso papel, enquanto gestor cultural, é promover esses eventos para fomentar essa cultura da leitura em Pará de Minas”, destacou Isabel.
Presente na abertura oficial, o prefeito Inácio Franco elogiou a estrutura montada e reforçou o caráter popular do evento:
“Sem dúvida, né, é um evento importante. Quero parabenizar nossa secretária Isabel. De hoje até domingo teremos aí diversos estandes com o objetivo de incentivar o pessoal a ler. A literatura é importante e, no domingo, o Encontro Regional de Bandas... parece que já tem 10 bandas de músicas de diversos municípios confirmadas. Vai ser uma festa para toda a população até domingo, se Deus quiser”, afirmou.
Além do fomento à cultura, a Paraliteratura também é vista como uma importante ferramenta de estímulo à educação. O secretário municipal da Educação, Marcos Aurélio dos Santos, ressaltou a importância da participação das escolas no evento:
“A Paraliteratura é um evento maravilhoso que precisa sempre ser prestigiado e nós estamos fazendo isso aqui hoje com a participação de todos os alunos. Estamos trazendo estudantes de diversas escolas da rede municipal e também convidamos as redes estadual e particular. A nossa geração hoje está muito virtual, muito ligada ao teclado, e deixou de lado a leitura. Ler calmamente ajuda o cérebro a assimilar o conhecimento de forma natural, o que não acontece da mesma forma com a digitação. Por isso, é importantíssimo que a gente resgate o gosto pela leitura na nossa juventude.”
A programação culmina no domingo (18) com uma atividade especial: o 19º Encontro de Bandas de Pará de Minas, que acontecerá das 9h às 13h, também na Praça Torquato de Almeida. A proposta é integrar música e literatura, num evento inédito e cheio de significado.
Estão confirmadas as participações das bandas de Pará de Minas, Formiga, Igaratinga, Lagoa da Prata, Marilândia, Mateus Leme, Nova Serrana, Pitangui, Sarzedo e Vespasiano. As corporações serão recepcionadas no Museu Histórico pela manhã e, às 8h30, sairão em cortejo — o tradicional Bandão — pelas ruas centrais da cidade até a praça principal.
Com acesso gratuito e programação pensada para todas as idades, a 11ª Paraliteratura promete ser mais que um evento: uma experiência imersiva de conexão com os livros, a música e a cultura.
COMENTÁRIOS