Pará de Minas promove 11ª Paraliteratura com vasta programação cultural e incentivo à leitura

Entre os dias 15 e 18 de maio, a cidade de Pará de Minas será palco da 11ª edição da Paraliteratura, uma das mais importantes iniciativas literárias do Centro-Oeste Mineiro. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, o evento contará com atividades na Praça Torquato de Almeida, além de espaços culturais e escolas do município.
A secretária de Cultura e Comunicação Institucional, Isabel Faria, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento cultural do município. Segundo ela, o evento reflete o compromisso da pasta em democratizar o acesso à leitura e à cultura.
“O papel da Secretaria de Cultura é incentivar iniciativas como essas. Esses projetos... e olha só, 11ª edição da Paraliteratura! A gente tem aqui uma biblioteca com um grande movimento, um número enorme de leitores, com pelo menos mil empréstimos de livros por mês. Isso é uma das nossas maiores motivações para realizar o evento”, afirmou Isabel Faria.
Ela também enfatizou o envolvimento da comunidade escolar e o impacto positivo que a Paraliteratura tem ao longo dos anos.
“Pará de Minas é uma cidade que abraça esse evento. Temos muitos leitores, pessoas que realmente têm interesse pelos livros. E, além disso, aqueles que ainda não têm muita familiaridade com a literatura têm a oportunidade de acesso a eventos que incentivam a leitura. A cultura tem que chegar para todos, estar em todos os lugares, e a gente tem que fazer isso acontecer.”
A secretária também mencionou a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, escolas estaduais e particulares, que permite levar as atividades da Paraliteratura para dentro do ambiente escolar.
“A gente sabe que muitas crianças não têm acesso à leitura, então levamos esse movimento para as escolas também. Nosso objetivo é que isso chegue a todos.”
O encerramento da 11ª Paraliteratura será marcado pela 19ª edição do Encontro de Bandas, que também integra a programação cultural da cidade neste período. Para Isabel Faria, unir os dois eventos reforça o impacto da ação.
“Quando a gente sentou para falar do Encontro de Bandas e da Paraliteratura, vimos a possibilidade de unir dois eventos potentes e importantes. Essa união só vai fazer com que o evento seja mais forte e atinja um número maior de pessoas.”
Com essa programação diversificada e o compromisso com o acesso democrático à cultura, Pará de Minas se consolida mais uma vez como referência regional no fomento à literatura e às artes.
COMENTÁRIOS