Pará de Minas intensifica ações contra a violência sexual infantil com mobilização coordenada pelo CREAS

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Pará de Minas deu início a uma ampla mobilização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa, coordenada pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), intensifica o trabalho já realizado de forma contínua pela secretaria ao longo do ano.
A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Cláudia Assunção Faria, destacou a importância da campanha e explicou como ela será realizada em parceria com outras instituições do município.
“Neste mês de maio nós estamos fazendo uma mobilização contra a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social está fazendo uma parceria juntamente com a Secretaria de Saúde, com a Polícia Civil, com a Guarda Municipal, com o Conselho da Mulher e com a Câmara Municipal, junto com a Procuradoria da Mulher, fazendo várias ações nos projetos sociais, nas escolas, numa parte mais educativa e dando essa ênfase este mês nesse combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes", afirmou.
Cláudia também anunciou uma das principais atividades previstas na mobilização: uma passeata de conscientização que ocorrerá no dia 28 de maio.
“A gente vai fazer no dia 28 de maio uma passeata que vai acontecer da Casa da Cultura até a Praça Padre José Pereira Coelho, com início previsto para as 8 horas. E lá no Banco do Brasil, a gente tem uma parceria com o PROMAF, um projeto social que é o AABB Comunidade. Estaremos com a equipe do Conselho Tutelar dando orientações, tirando dúvidas da população. Então vai ter essa blitz também lá no Banco do Brasil no dia 28”, ressaltou a secretária.
A coordenadora do CREAS, a advogada Mariane Melo, reforçou a importância do tema e explicou o papel desempenhado pelo centro no enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil.
“Esse tema é muito importante, ele deve ser abordado durante todo o ano, mas a gente concentra a mobilização neste mês de maio justamente por causa do dia 18, onde é feita essa sensibilização ao combate ao abuso e exploração sexual de criança e adolescente”, explicou.
Segundo Mariane, o trabalho do CREAS vai além da conscientização. A unidade é responsável pelo atendimento e acompanhamento das vítimas e de suas famílias, encaminhando-as para a rede de proteção social do município.
“O trabalho do CREAS é de extrema importância porque a gente faz o acompanhamento e conscientização das crianças e das famílias que sofreram esse tipo de violência. Quando o CREAS recebe denúncias das famílias, ele faz o acompanhamento e o encaminhamento para a rede de sistema de garantias, para a rede social assistencial de proteção dessas pessoas”, completou.
A mobilização em Pará de Minas representa um passo essencial na luta pela proteção integral de crianças e adolescentes, reafirmando o compromisso do município com o combate à violação de direitos e a promoção de um futuro mais seguro para a infância. O abuso sexual de crianças e adolescentes deve ser denunciado no Disque 100.
COMENTÁRIOS