Seja bem-vindo
Pará de Minas,06/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Tradição e Cultura em Harmonia: Praça Torquato de Almeida recebe o 19º Encontro de Bandas no dia 18 de maio


Tradição e Cultura em Harmonia: Praça Torquato de Almeida recebe o 19º Encontro de Bandas no dia 18 de maio


Publicidade
As tradicionais bandas de música, uma das manifestações culturais mais autênticas de Minas Gerais, tomarão conta da Praça Torquato de Almeida, em Pará de Minas, no próximo dia 18 de maio, durante o aguardado 19º Encontro de Bandas. O evento, que celebra a tradição e o intercâmbio musical entre corporações da região, será realizado em conjunto com o encerramento da 11ª Paraliteratura, consolidando uma iniciativa inovadora promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional.

A proposta de unir música e literatura em um mesmo espaço cultural foi elogiada pela secretária da pasta, Isabel Faria, que destacou a importância de integrar diferentes expressões artísticas para atrair e envolver ainda mais a comunidade.

O maestro da Banda de Música Lira Santa Cecília, Fernando Stringhetta, destacou a relevância do encontro para os músicos e para o público. “A gente faz um encontro, a gente recebe todas as bandas. Esse ano tem 10 bandas confirmadas, mais as duas bandas nossas aqui de Pará de Minas. Então serão 12 bandas participando do evento", contou.

Segundo ele, o dia começa cedo, com um momento de confraternização entre os músicos. “A gente recebe todas as bandas lá no nosso museu às 7h, onde será servido um café da manhã a todos os músicos. É um momento que a gente se confraterniza, todo mundo conversa, troca informações e tudo mais até às oito e meia, quando juntaremos todas as bandas e sairemos em bandão, subindo a Benedito Valadares até a rua Coronel João Alves, que sai de frente para o Coreto, o palco tradicional das bandas”, relatou Stringhetta.

O desfile coletivo, conhecido como “bandão”, seguirá até a Praça Torquato de Almeida, onde o Encontro será oficialmente aberto com a execução dos hinos Nacional e de Pará de Minas. “A partir daí, a gente começa com as apresentações individuais, são 15 a 20 minutos para cada banda, então é bem dinâmico. Enquanto uma banda está tocando, a outra já está se posicionando. Quem vier aqui vai poder assistir banda tocando até a hora do almoço tranquilamente”, explicou o maestro.

Além da música, o público poderá aproveitar a Feira de Livros da Paraliteratura, o que reforça o caráter plural e inclusivo da programação. “É uma troca, essa dinâmica dos músicos assistindo os outros músicos e as pessoas assistindo ali nesse ambiente da banda junto com a Paraliteratura... isso aí é uma coisa muito bacana para nós”, concluiu Stringhetta.

A programação do Encontro de Bandas começa por volta das 9h da manhã na Praça Torquato de Almeida, centro de Pará de Minas, e o repertório promete agradar todos os gostos, com interpretações que vão do clássico ao popular. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.