Secretaria de Saúde define Protocolo Municipal de Assistência ao Paciente com Ferida Crônica
A Secretaria Municipal de Saúde definiu o Protocolo Municipal de Assistência ao Paciente com Ferida Crônica, um instrumento que padroniza o atendimento na Rede de Atenção à Saúde, fixa os parâmetros para encaminhamento ao Ambulatório de Feridas e amplia a assistência dos enfermeiros.
“Esse protocolo ele vem pra nortear as ações da Rede de Atenção à Saúde no que diz respeito à assistência ao paciente com feridas. Hoje a gente inicia mais um serviço da rede que é o Ambulatório de Assistência ao paciente com feridas crônicas”, destacou a Secretária Municipal de Saúde, Ana Clara Teles Meytre.
“A gente vai trabalhar com coberturas diferenciadas né, coberturas que tem uma ação interativa, bioativa que vão propiciar uma troca de curativo menos frequente pra gente dar um conforto pro paciente, pra gente trazer um resultado adequado pra esse processo de cicatrização, então com esse protocolo a gente vai estar inclusive trazendo as melhores práticas mesmo para o cuidado dessas lesões pra gente conseguir ser efetivo nas nossas ações no cuidado com as lesões”, explicou a enfermeira Dayane Heloísa Dias de Brito, Estomatologista, responsável pelo Ambulatório de Feridas.
Na assistência ofertada pelo Ambulatório Municipal de Feridas estão previstos acompanhamentos com enfermeira estomaterapeuta (especialista em feridas), angiologista, cirurgião, dermatologista, ortopedista e fisioterapeuta.
COMENTÁRIOS