Pará de Minas entra no ranking Firjan das cidades mineiras mais desenvolvidas

O município de Pará de Minas, cuja população estimada pelo IBGE é de 102 mil habitantes, conquistou lugar de destaque no cenário mineiro, figurando entre os dez com melhor desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais.
O quesito Saúde foi o mais bem avaliado e a boa pontuação chegou através dos percentuais de gestantes que realizaram consultas pré-natais, número de internações por condições sensíveis à atenção básica e quantidade de médicos disponíveis para cada mil habitantes, dentre outros.
Parceiro da saúde pública de Pará de Minas, o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) parabeniza o município pelas conquistas e reafirma sua disposição em continuar trabalhando pela coletividade.
Liderança no desenvolvimento
O líder do ranking mineiro foi Poços de Caldas que, inclusive, é o único município de Minas entre os 100 melhores IFDMs do Brasil. Já a cidade de Alfenas aparece em segundo lugar.
E da quarta colocação até a décima, a sequência se dá assim: Uberlândia, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, Ipatinga, Formiga, Divinópolis e Patos de Minas.
Avanços nas políticas públicas
O IFDM é elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com base em dados oficiais de 5.500 municípios brasileiros, que correspondem a 99,96% da população. O estudo foi criado em 2008 e, desde então, vem passando por grandes atualizações em sua metodologia.
O estado de Minas Gerais teve um desempenho acima da média nacional, com 61% dos municípios classificados com desenvolvimento moderado ou alto, o que representa 84% da população mineira.
COMENTÁRIOS