Lançada oficialmente a Cavalgada 2025 de Pará de Minas
Depois de um ano atípico sem a tradicional cavalgada no mês de abril, os amantes da cultura rural em Pará de Minas têm agora um motivo para comemorar. Na tarde da última quinta-feira (8), foi oficialmente lançada a Cavalgada 2025, em coletiva de imprensa realizada na sede do Sindicato Rural Patronal.
Neste ano, a cavalgada não foi realizada na tradicional data de abril, próximo ao feriado de Tiradentes. A Prefeitura, sob nova gestão, justificou que o curto tempo de transição e a falta de recursos financeiros inviabilizaram a organização do evento na data habitual.
Apesar do adiamento, a realização da cavalgada em maio foi possível graças a uma parceria entre o Rancho Santa Águeda, o Sindicato Rural Patronal, a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal de Pará de Minas.
Durante a coletiva, Eugênio Diniz, presidente do Sindicato Rural Patronal, reforçou o compromisso da entidade com a promoção de eventos que valorizam o produtor rural e a cultura local:
“Quando achou um realizador para fazer, a gente tem que apoiar, né? Como o sindicato não é dono do Parque de Exposições, ele é da Prefeitura Municipal, é bom entender isso. A gente tem que pedir o Parque de Exposição emprestado para realizar qualquer evento dentro do parque, aí fica mais difícil. Outra coisa que eu quero deixar bem claro para a sociedade é que a gente apoia as coisas boas que tem para a cidade e apoia onde é que o produtor rural vai, entendeu? Por exemplo, eles estão fazendo, é dever do Sindicato rural e da Prefeitura apoiar quem faz as coisas. O importante é fazer”, ressaltou Eugênio.
O anfitrião da chegada da cavalgada, Rodrigo Levi, proprietário do Rancho Santa Águeda, demonstrou entusiasmo e gratidão com a parceria firmada:
“Eu agradeço a imprensa que está aqui em massa para divulgar esse evento, agradeço a Prefeitura Municipal que está apoiando com toda boa vontade, arrumando a estrada e com um carro de som, e o Sindicato Rural que deu o show pra nós. Então, por isso que a gente consegue fazer as coisas de entrada franca, porque além disso a gente tem que pagar segurança, tem que pagar brigadista e outras taxas de alvarás. Vai ser uma cavalgada muito bacana, um pouco mais longa, mas quem gosta de andar a cavalo vai se sentir bem melhor, porque o trajeto vai ver aí uns 18 km, saindo do parque."
Rodrigo ainda destacou o cuidado com os animais:
"Teremos ponto de água na saída do parque e na entrada do Residencial Dona Flor, teremos acompanhamento veterinário, já dizendo que não vai ser permitido maus-tratos aos animais. A polícia vai estar presente. Então nós teremos também esse acompanhamento veterinário, se tiver algum animal um pouco debilitado, a gente vê que não consegue ir nesse trajeto. Mas é um trajeto que, para o animal, a gente fala 18 km, é muito curto. Teremos o ponto de água e também esse apoio veterinário pela primeira vez no evento.”
A festa também contará com atrações musicais e esportivas. Rodrigo anunciou:
“Teremos o show com Renato e Juan, uma dupla de violeiros que o Cadu ajeitou aí. São de Betim, são uns meninos muito bons. E vamos também fazer uma demonstração do Ranch Sorting, que é uma prova que a gente já está desde 2019 competindo e agora estamos começando a colher os frutos.”
Kadu Franco, vereador de Pará de Minas e um dos apoiadores da iniciativa, destacou a importância de manter viva a tradição da cavalgada:
“Não é a tradicional cavalgada, mas é uma cavalgada para manter as tradições. As tradições não são de hoje, elas foram construídas ao longo dos anos na nossa cidade, no nosso Estado, pelos tropeiros. E não é um desfile, igual acontecia ao redor da nossa cidade. Essa cavalgada é sim um deslocamento e um trajeto que passa por estrada de terra, passa pela zona rural da nossa cidade, que tem grande importância econômica e é fundamental para toda a nossa cidade, para toda a nossa economia. Ou seja, um evento para quem realmente gosta de cavalgar.”
As comitivas da região já estão sendo convidadas e a expectativa é de que cerca de 300 pessoas, entre cavaleiros e amazonas, participem do evento, que promete ser um marco na retomada da tradicional Cavalgada de Pará de Minas.
COMENTÁRIOS